A história do Ballantine's

 
 

A história da marca BALLANTINE’S começou em 1827,  quando o filho do fazendeiro George Ballantine abriu uma pequena loja de  mantimentos na cidade de Edinburgo na Escócia. Ele também fornecia uma  escala seleta de uísques a uma clientela distinta. Em 1872, quando abriu  um estabelecimento maior na cidade de Glasgow, George passou o comando  da primeira loja a seu filho mais velho, Archibald. Concentrou-se no  comércio de vinho e uísques, especialmente o Old Glenlivet e Talisker  Fine Malt, tendo entre seus muitos clientes a família real inglesa. Ao  mesmo tempo, também começou a criar e aperfeiçoar suas próprias misturas  de uísques, que se tornariam lendárias. Surgia assim a George  Ballantine & Son Ltd, uma grande exportadora de uísque. Aposentou-se  em 1881, passando o comando ao seu segundo filho George Junior,  morrendo uma década depois.

O negócio continuou a prosperar sob o comando de  Junior, que passou então a exportar para outros países seus vários tipos  de bebidas. A família Ballantine’s capitalizou o sucesso em 1919,  aceitando uma oferta de compra da empresa Barclay & McKinlay. Com a  força do nome BALLANTINE’S, os novos proprietários começaram a  desenvolver a marca que haviam comprado, Introduzindo, no ano seguinte, o  Ballantine’s Finest (uísque envelhecido 8 anos). Na década de 30 foram  introduzidos os uísques Ballantine’s 17 Year Old e 30 Year Old, este  último um uísque raro e exclusivo, único em sua categoria na época.

Depois de 1933, com o fim da “Lei Seca” nos Estados  Unidos, a marca é introduzida no mercado americano. A perseverança em  conseguir distribuir seu produto no país criou a maior e melhor rede de  distribuição da costa leste. Porém, recursos cada vez mais substanciais  eram precisos para competir no crescente mercado mundial. Estes recursos  vieram em 1937 através da empresa Hiram Walker Gooderham & Worts,  uma grande destilaria canadense, que adquiriu parte do capital da George  Ballantine & Son. Uma das primeiras ações foi à compra de uma  destilaria na cidade de Miltonduff, perto de Elgin, no coração do  Speyside, na Escócia. Também construiu uma nova destilaria, em  Dumbarton, a 24km da cidade de Glasgow, que foi considerada a maior da  Europa por muitos anos. No ano seguinte a empresa recebeu um título  chamado Grant Heraldic, reconhecendo a BALLANTINE’S como nobreza  escocesa. Desde então, o símbolo (um brasão) desse título aparece em  toda garrafa de uísque da marca.

Nas décadas seguintes a marca BALLANTINE’S foi  disseminada pelos quatro cantos do mundo, tornando o uísque um dos mais  populares e consumidos do planeta. Na década de 60 foi lançado o famoso  BALLANTINE’S 12 Years, um legítimo escocês envelhecido por no mínimo 12  anos. Em 1986 os uísques BALLANTINE’S já estavam entre os três mais  consumidos do mundo. Os últimos lançamentos da marca, ocorreram em 1988,  com a introdução no mercado do Ballantine’s Gold Seal, um puro malte de  reconhecida qualidade, envelhecido por 12 anos em barris de carvalho; e  em 1993 com o lançamento do BALLANTINE’S 21 Year Old.

Em setembro de 1996 um fato novo iniciou uma  mudança radical no mercado de uísque. A empresa Allied Domecq, então  proprietária da BALLANTINE’S, lançou uma nova apresentação da marca,  especialmente para o Japão e para os Duty Frees, com a designação  Ballantine's Purity Puro Malt, que foi, e é um Vatted Scotch Whisky,  numa das mais lindas apresentações de uísques já lançadas no mundo. A  empresa foi comprada em 2005 pela poderosa empresa francesa Pernod  Ricard. No ano seguinte, Sandy Hyslop foi apontado como Master Blender  da BALLANTINE’S (homem responsável pela qualidade do uísque,  acompanhando todo o processo de fabricação), o quinto homem em toda a  história da empresa a ocupar esse importante cargo.

A Marca no Mundo

O BALLANTINE’S, que ocupa posição de destaque no  extenso portifólio mundial do Grupo Pernod Ricard, é a nona maior marca  de bebidas do mundo, vendendo perto de 60 milhões de garrafas por ano  (média de uma garrafa a cada dois segundos), estabelecendo-se como um  dos principais uísques do planeta, sendo o mais vendido na Europa, onde  em 18 países ocupa a posição de número 1 ou 2 em vendas. Os principais  mercados da marca, além do Brasil, são Espanha, França e Alemanha.

Em 2010 a marca lançou com exclusividade para o mercado brasileiro a garrafa BALLANTINE’S EQUALIZER.  Com luz própria nas cores azul e vermelha, e utilizando tecnologia  eletroluminescente, que faz com que as barras brilhem no escuro, a nova  garrafa passou a iluminar e agitar ainda mais as noites dos consumidores  ao trazer um equalizador de som eletrônico que mostra as batidas da  música que está sendo tocada no ambiente. O novo produto fazia parte da  nova campanha da marca “Listen to Your Beat” (algo como “Ouça sua batida”).

 


Os uísques
Atendendo a todos os gostos, os uísques que compõem a família BALLANTINE’S são:
BALLANTINE’S FINEST – Com sabor único e marcante, é elaborado a partir de uma especial  seleção composta por mais de 50 diferentes tipos de maltes. A presença  marcante dos maltes Miltonduff e Glenburgie, das regiões escocesas de  Speyside e Highlands, respectivamente, proporcionam ao uísque notas de  chocolate, maçã e baunilha ao sabor. Esses uísque é responsável por mais  de 85% das vendas globais da BALLANTINE’S.
BALLANTINE’S 12 ANOS – Uísque envelhecido em barris de carvalho por pelo menos 12 anos. Tem  cor âmbar dourado, aroma suave e profundo, e sabor complexo com toques  de turfa e madeira.
BALLANTINE’S GOLD SEALS – Uísque  puro malte de reconhecida qualidade (40 tipos de maltes são utilizados  em sua mistura), envelhecido por 12 anos em barris de carvalho.
BALLANTINE’S 17 ANOS - Uísque envelhecido em barris de carvalho por pelo menos 17 anos. Seu  paladar tem toques especiais de mel, madeira e turfa. É um dos líderes  de vendas na Coréia, Japão, China e Taiwan - principais mercados para  uísques envelhecidos.
BALLANTINE’S 21 ANOS -  Legítimo uísque escocês envelhecido em barris de carvalho por pelo menos  21 anos. Sua rara seleção de maltes faz com que sua produção seja  limitada. Seu sabor é marcante, com toques de turfa, alcaçuz e levemente  apimentado.
BALLANTINE’S 30 ANOS - Uísque  envelhecido em barris de carvalho por no mínimo três décadas, possui uma  rara e exclusiva mistura dos melhores maltes escoceses. Seu aroma é  complexo, com leve doçura e toques de carvalho. Seu paladar também é  complexo, além de maduro, com toques florais, de mel, fumo e levemente  salinizado. Já o final de boca é muito prolongado e elegante. Foi  lançado no Brasil em 2003. É um dos poucos uísques envelhecidos 30 anos  comercializado no mercado brasileiro.


Em  menor escala, a tradicional destilaria também produz os BALLANTINE’S  PURE MALT, BALLANTINE’S MASTER’S e BALLANTINES BLACK SELECTED MALTS.


Campanhas que fizeram história
Rompendo com os padrões tradicionais da propaganda de uísque, Go Play (em tradução livre “Vá Curtir”), o mote da campanha da BALLANTINE’S,  lançada globalmente em 2002, incentivava a espontaneidade, a busca por  novas experiências, a sensação de estar vivo e em conexão com os amigos,  à frente do jogo. A enorme campanha, que custou milhões de dólares,  visava alcançar um público jovem (de 25 a 35 anos), formado por homens  que acabaram de sair da universidade e que agora tinham menos tempo para  se divertir, pois trabalham em horário integral. O conceito passado  pela campanha era: quando esses homens saem para curtir a noite,  BALLANTINE’S era a marca que os impulsionava a se divertir mais e  melhor.


A  campanha, lançada em 160 países no mundo, tinha como objetivo tirar o  uísque BALLANTINE’S do mundo viril e luxuoso e colocá-lo num ambiente de  diversão. Trocando em miúdos: adeus castelos, tonéis de carvalho e  senhores de “saia” passeando nas Terras Altas escocesas. A campanha  promovia festas com muita música eletrônica e outros eventos  direcionados ao público jovem.


A evolução visual
Durante  muitos anos a identidade visual da marca escocesa utilizava um B  estilizado dentro de um círculo amarelo e azul. Com o objetivo de tornar  a marca mais sofisticada este símbolo foi retirado e a identidade  visual da marca passou a contar apenas com o nome escrito na tradicional  grafia.


Os slogans
Leave na impression. (2007)
Go Play. (2002)
It’s what’s inside that counts. (2001)
The more you know about Scotch, the more you like Ballantine’s. (1984)


Dados corporativos
● Origem:
Escócia
● Fundação:
1827
● Fundador:
George Ballantine
● Sede mundial:
Dumbarton, Escócia
● Proprietário da marca:
Pernod Ricard S.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman:
Patrick Ricard
● CEO:
Pierre Pringuet
● Faturamento: US$ 1.6 bilhões (estimado)
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global: 160 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados:
Espanha, França, Alemanha e Brasil
● Segmento: Bebidas alcoólicas
● Principais produtos:
Uísques
● Principais concorrentes:
Johnnie Walker, J&B e Grant’s
● Slogan: Leave an impresson.
● Website: www.ballantines.com

A marca no mundo
O  BALLANTINE’S, que ocupa posição de destaque no extenso portfólio  mundial do grupo francês Pernod Ricard, é a nona maior marca de bebidas  destiladas do mundo, vendendo mais de 60 milhões de garrafas por ano  (média de uma garrafa a cada dois segundos), estabelecendo-se como um  dos principais uísques do planeta, sendo o mais comercializado na  Europa, onde em 18 países ocupa a posição de número 1 ou 2 em vendas.  Dentre os principais mercados da marca (está presente em 160 países),  além do Brasil, estão Espanha, França, Alemanha, Grécia, Itália e  Portugal.

Você sabia?
BALLANTINE’S FINEST foi por duas vezes consecutivas (2009 e 2010)  eleito como o melhor uísque standard do mundo pela bíblia do whisky,  edição anual produzida por um dos maiores especialistas do planeta, Jim  Murray.



Ballantine’s Apresenta Novidades Para Fortaleza

Whisky lança projeto inédito para a capital cearense e divulga nova campanha exclusiva para o Nordeste

Segundo mercado de maior consumo de whisky no Nordeste, Fortaleza será contemplada com uma plataforma exclusiva de Ballantine’s. Entre as ações, está a parceria inédita para o projeto Ballantine’s FW Eletronic. Além disso, o scotch lança em primeira mão no Ceará a sua nova campanha especial para o Nordeste, focada em Fortaleza, Salvador e Recife. Com esse projeto, Ballantine’s confirma sua tendência de investimento na região, que representa 45% do volume de whisky importado no país e 30% nas vendas da marca.
Além do evento, as ações de Ballantine’s em Fortaleza contemplam nova campanha de mídia desenvolvida especialmente para o Nordeste, focando também nas praças de Salvador e do Recife. A comunicação foca no "lado B" dos consumidores, que durante o dia desempenham suas atividades cotidianas e, à noite, curtem o tempo livre com um bom Ballantine’s. A campanha será trabalhada por meio de mídias, como: back bus (anúncio em ônibus), front light (outdoor luminoso), empena (anúncio em prédio) e mídias sociais.

Publicação: 29/10/2012

Fonte: Jorge Luiz Mussolin



Fonte: Mundo das marcas

 
 

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