A História do Jameson

JAMESON IRISH WHISKEY

Se  você acha que o licor Bailey’s, a cerveja Guinness, o leite de  excepcional qualidade, o trevo de quatro folhas, o duende e São Patrício  (St. Patrick’s) são os símbolos mais fortes da Irlanda, acertou. Mas,  não totalmente. Acrescente a essa célebre lista o uísque JAMESON, que  por sua suavidade e uma fusão dos sabores baunilha, madeira de carvalho e  mel, com um toque picante, de caramelo e avelã, agrada paladares tanto  de homens como de mulheres no mundo inteiro.
-
A história
Tudo  começou em 1780 quando o escocês John Jameson adquiriu a pequena  destilaria de Bow Street, localizada na cidade irlandesa de Dublin, e  passou a fabricar seus próprios uísques seguindo o método irlandês de  destilação. Sua preocupação em produzir um uísque de qualidade superior  era tamanha que ele comprou os melhores equipamentos da época, só  utilizava ingredientes selecionados (tradição que perdura até os dias de  hoje) e selecionava pessoalmente a cevada e os barris de carvalho, não  importando quanto custariam. Além disso, enquanto os uísques escoceses  eram destilados duas vezes, ele em sua incessante busca pela qualidade  máxima submetia o JAMESON Irish Whiskey a um processo de tripla  destilação. O resultado de tanto cuidado era um uísque extremamente  suave e saboroso, muito agradável ao paladar. Em 1810, seu filho, John  II, expandiu a destilaria John Jameson & Son, que se tornou uma das  maiores e mais importantes da Irlanda.
-
-
John Jameson faleceu em 1823 e seus descendentes deram continuidade ao lema criado por ele: “Sine Metu” (“Sem Medo”), frase presente no brasão estampado em cada rótulo da  garrafa do uísque até os dias de hoje. Nos anos seguintes, seu outro  filho, John III, tratou de expandir a marca JAMESON pelos mercados  internacionais. O uísque JAMESON fez grande sucesso até começar a  vigorar a Lei Seca nos Estados Unidos, mercado que pelo grande número de  imigrantes irlandeses era um dos mais importantes para marca. Com a  revogação da lei a marca voltou a crescer no mercado americano.
-
-
Nas  décadas seguintes, seu sabor suave e harmonioso permitia uma variedade  de combinações, desde drinques clássicos à inovadores, fazendo com que a  popularidade e também a demanda pelo uísque crescesse no mundo inteiro.  Uma dessas combinações, em virtude da versatilidade do uísque, foi a  principal responsável por tornar o JAMESON tão popular: o irish coffee (café irlandês), fusão do café e do uísque irlandês coberto com uma  camada de creme de leite fresco ou chantilly, que segundo a lenda surgiu  em 1942, no bar do restaurante do aeroporto em Foynes, na Irlanda.  Vivendo momentos atribulados na década de 60, a JAMESON uniu forças com  suas rivais Cork Distillers e John Powers para formar o Irish Distillers Group em 1966.
-
-
A  marca irlandesa foi adquirida pelo grupo francês Pernod Ricard em 1988,  e nos anos seguintes ganhou força internacional, aumentando sua  distribuição e investindo em campanhas publicitárias para se tornar uma  marca global. O resultado: em 1995, as vendas do uísque irlandês  chegaram aos 10 milhões de garrafas, ajudando à JAMESON a ingressar no  seleto grupo das 100 marcas de bebidas alcoólicas mais valiosas do  mundo. Em 2004 a JAMESON foi eleita como a marca de uísque de mais  rápido crescimento no mundo, com suas vendas atingindo, em 2006, 2  milhões de caixas. Além disso, foi o uísque que mais cresceu no mercado  americano na última década; e recentemente apresenta grande crescimento  em mercados importantes do segmento como Rússia, África do Sul e França.
-
-
A marca organiza uma das maiores festas do mundo no dia de São Patrício (Saint Patrick’s Day), batizada de Jameson Global Party,  acontece simultaneamente em 20 países, como Irlanda, África do Sul e  Bulgária. Tudo isso com transmissão ao vivo pela Internet nas mais  diferentes redes sociais. Além disso, patrocina o The Jameson Dublin International Film Festival,  criado em 2003, e que já é considerado um evento internacional dos mais  importantes no segmento, atraindo cinéfilos de todas as partes do mundo  e vários artistas famosos. Nesse festival internacional de filmes, o  cinema é visto como arte e recebe obras de vários países, apesar do foco  ser os filmes irlandeses.
-
-
JAMESON, o mais famoso dos irlandeses
Dificilmente  os irlandeses aceitarão, sem demonstrar uma ponta de ofensa, a  insinuação de que o uísque escocês possa ser melhor. Se você pensa que o  uísque nasceu na Escócia, está redondamente enganado. Na verdade ele  surgiu na vizinha Irlanda. E as diferenças são grandes. Nem a grafia é  igual: “whiskey” (para irlandeses) e “whisky” (para escoceses). Aliás, o termo é proveniente justamente de uma palavra irlandesa (“uiske beatha”) que significa em gaélico “água da vida”.  Mas as diferenças vão muito além de uma simples letra. O uísque  irlandês é destilado três vezes, enquanto grande parte da bebida  escocesa passa duas vezes pelo processo. Outra característica marcante  do irlandês: o uísque mistura dois tipos de cevada, sendo que um deles  germina na água, preservando aroma e sabor leves. Rivalidades,  diferenças e polêmicas à parte, o JAMESON é o uísque irlandês mais  vendido do mundo e um dos mais populares do segmento. Atualmente a marca  oferece uma ampla variedade de uísques:
Jameson Original: É o carro-chefe da marca irlandesa, um uísque original envelhecido 8 anos e produzido desde 1780.
Jameson 12 Year Old Special Reserve: Uísque irlandês envelhecido por no mínimo 12 anos.
Jameson 18 Year Old Limited Reserve: Criado em 2002, este excepcional uísque envelhecido 18 anos é a mais pura tradução da alta qualidade da destilaria irlandesa.
Jameson Gold Reserve: Uísque criado em 1996 e envelhecido em barris de carvalho americano virgem.
Jameson Rarest Vintage Reserve: Edição limitada e extremamente exclusiva dos melhores e mais raros uísques da destilaria.
Jameson Signature Reserve: Uísque que pode ser encontrado nos Duty Free dos principais aeroportos do mundo.
-
-
Os slogans
Easygoing Irish. (2009)
It could just be the taste. (2004)
Jameson Irish Whiskey. What’s the Rush?
The spirit of Ireland.
Not a drop is sold till it’s seven years old.

-
-
Dados corporativos
● Origem: Irlanda
● Fundação: 1780
● Fundador: John Jameson
● Sede mundial: Dublin, Irlanda
● Proprietário da marca:
Pernod Ricard S.A.
● Capital aberto:
Não
● CEO:
Alexandre Ricard
● Diretor global:
Nick Blacknell
● Master Destiller: Dave Quinn
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Destilarias: 2
● Presença global:
120 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados:
Estados Unidos, aeroportos, Irlanda e Inglaterra
● Funcionários: 500
● Segmento: Bebidas alcoólicas
● Principais produtos:
Uísques irlandeses
● Ícones: A tripla destilação
● Slogan: Easygoing Irish.
● Website: http://www.jamesonwhiskey.com/
-
A marca no mundo
Hoje  em dia JAMESON, uísque irlandês mais famoso do mundo e líder absoluto  em sua categoria, está presente em 120 países, com vendas anuais  superior a 31 milhões de garrafas. A cada segundo são consumidas 20  doses do uísque JAMESON no mundo; isto significa que a cada dia 6 mil  garrafas do uísque “evaporam” de sua destilaria. Os maiores mercados da  marca são: Estados Unidos, “Travel Retail” (aeroportos), Irlanda,  Inglaterra, França, África do Sul e Rússia. Atualmente o uísque é  fabricado em uma única destilaria, a Midleton Distillery, na região de  Cork, mas misturado e engarrafado na Old Jameson, destilaria original da  marca localizada na cidade de Dublin.
-
Você sabia?
O bar (na verdade um pub) que mais vende JAMESON no mundo está  localizado na cidade de Minneapolis, estado de Minnesota. São  aproximadamente 22 garrafas do uísque irlandês todos os dias.
Um proeminente membro da família Jameson foi Guglielmo Marconi,  pioneiro do rádio. A mãe dele era irlandesa e neta do fundador da  tradicional destilaria JAMESON.
-
-

As fontes:  as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa  (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e  Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e  Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites  financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 11/3/2011
Fonte: mundo das marcas
Conheça Também:

Imigrantes Bebidas
Cl do Whiky
Vodkas.com.br
cervejanacionaleimportada.com.br
Adega do Vinho
Alambique da Cachaa
Absintos.com.br
5961077